4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP
21/06/2022

4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP

wDISCOVER

21/06/2022

wDISCOVER

4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP

4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP!

Lidar com um grande fluxo de informação e gerir os dados em prol de uma tomada de decisões mais assertiva são questões que preocupam até os profissionais mais experientes. Você sabia que integrar BI com ERP pode ser uma ótima opção para a sua empresa?

Conhecido como ERP, o sistema Enterprise Resource Planning é uma ferramenta extremamente útil para agilizar e melhorar a qualidade dos processos internos de uma organização.

Ao centralizar e atualizar em tempo real todos os dados e recursos de diversos departamentos empresariais, facilita o acesso à informação, evita a sua duplicidade e otimiza a gestão do tempo. 

Graças ao desenvolvimento de ferramentas de BI, que analisam uma grande quantidade de dados de maneira automática, assim como minimizam a demanda de avaliações manuais, podemos transformar essa informação em conhecimento útil

Em outras palavras, na integração BI-ERP, a ferramenta de Business Intelligence se alimenta dos dados atualizados constantemente pelo sistema ERP para logo, interpretar e transformar essa informação em medidas eficientes e úteis para o negócio.

Mas afinal, quais são as principais vantagens desta integração?

Confira abaixo os 4 diferenciais dessa união que tem revolucionado a rotina das empresas modernas!

4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP

#01 Armazenamento de volume significativo de dados

Os sistemas ERP geram e armazenam grande quantidade de dados brutos no intuito de garantir que os profissionais acessem rapidamente a informação relevante, tanto corporativa como dos seus públicos externos. 

Ao integrar uma ferramenta BI ao sistema ERP, podemos centralizar a informação no próprio softwarefacilitando o seu processamento e manipulação.

#02 Vista panorâmica da organização

Como mencionamos anteriormente, integrar BI com o ERP reúne os dados em uma única central permitindo que os gestores tenham uma visão de 360 graus da sua empresa.

Neste sentido, vale a pena ressaltar que a dupla também minimiza a necessidade de investimentos em várias ferramentas, pois ao utilizá-la não precisamos adotar diferentes recursos para controlar cada processo.

Por exemplo, ao combiná-las, você tem acesso aos dados sobre recursos humanos e sobre o andamento dos projetos em uma mesma plataforma facilitando as atividades dos gestores e favorecendo o seu processo decisório.

#03 Consideração de dados históricos

O BI analisa os dados históricos convertendo-os em informações relevantes visando a melhora da rentabilidade.

Por exemplo, com estas ferramentas, você pode certificar-se sobre a gestão adequada do orçamento destinado à compra de materiais de escritório e assim, garantir as melhores parcerias e negócios para a sua empresa.

#04 Rápida tomada de decisões

As metodologias tradicionais de apresentação de relatórios são estáticas e arcaicas principalmente pelo uso de dados desatualizados. 

Esse panorama é completamente diferente quando você lida com a dupla, visto que ela garante o acesso e a consideração de dados atualizados em tempo real otimizando a tomada de decisão, seja para reestruturar certas estratégias ou substituí-las por medidas mais precisas e ajustadas às necessidades empresariais.

Como pode perceber, integrar BI com ERP é uma alternativa interessante não somente pelos benefícios financeiros, como também pela oportunidade de transformar digitalmente o seu negócio usando tecnologias disruptivas e sustentáveis.

Se você gostou do nosso post, não hesite em espalhar conhecimento compartilhando-o com a sua rede de contatos no LinkedIn!

4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP
4 vantagens estratégicas de integrar BI com ERP