
Saiba por que você deve usar o Business Intelligence na área de vendas
Categorias relacionadas

Confira agora o por que você deve usar o Business Intelligence na área de vendas!
Se você está procurando um grande aliado para alavancar as vendas da sua organização, a inteligência de negócios pode ser a melhor solução, especialmente, em virtude do robusto tratamento de dados de múltiplas fontes.
Com uma solução de Business Intelligence na área de vendas, você não somente garante melhor desempenho da equipe, como também pode aproveitar as melhores oportunidades de negócios.
Devido aos dashboards e gráficos, assim como ao monitoramento e realização de previsões, os processos do setor podem ser muito mais precisos, em especial, porque os dados são atualizados em tempo real garantindo uma tomada de decisões mais confiável e segura.
Ficou curioso para entender mais sobre a relevância do Business Intelligence - BI para o departamento de vendas?
Então, continue lendo o nosso artigo até o final!
Relembre o conceito de Business Intelligence
Perante a intensa circulação de dados nas organizações, é indispensável contar com ferramentas que coletem, armazenem, analisem e cruzem os dados, criem diagnósticos e usem indicadores gerenciais.
Embora a automatização da coleta, gestão e análise de dados seja importante para o desenvolvimento dos negócios, não é suficiente!
É preciso que esses dados possam gerar informações confiáveis, entregar insights relevantes e, consequentemente, conduzir a ações eficientes.
Esta é a essência do Business Intelligence!
Em termos gerais, BI é um conjunto de metodologias, estratégias e técnicas cujo principal objetivo é transformar dados de diversas fontes em informações valiosas e insights precisos que sustentem a tomada de decisões e a correta definição de ações e dinâmicas corporativas.
Combinando análise empresarial, mineração e visualização de dados, infraestrutura e outras metodologias, o BI é um processo extremamente relevante para as organizações que desejam introduzir cultura guiada por dados ou Data Driven.
Ao trabalhar com dados concretos, seguros e realistas, os profissionais conseguem obter visão mais abrangente dos dados organizacionais e, consequentemente, utilizar esses ativos em prol da geração de mudanças positivas.
Além disso, as ferramentas de inteligência de negócios são ótimos recursos para potencializar a eficiência da sua empresa adaptando-a rapidamente às oscilações do mercado e no mecanismo de consumo.
6 contribuições do BI para a área de vendas
Sem dúvidas, um dos principais propósitos do Business Intelligence é promover decisões e ações cada vez mais estratégicas e menos corretivas. E na área de vendas isso não é diferente!
A centralização, democratização do acesso e o cruzamento dos dados garantem uma potente correlação entre os departamentos cujas atividades e processos incidem diretamente na gestão de vendas como marketing, finanças, customer success e estoque.
Perceba que é praticamente impossível entender se as campanhas de marketing estão sendo assertivas se não integramos os dados e relacionamos os resultados dessas áreas!
Agora, imagine que a sua empresa tem um produto “difícil de vender”, seja por preço ou porque virou um item obsoleto, porém, o setor de compras não sabe disso e renova o estoque. Certamente, a quantidade em estoque vai aumentar e o dinheiro ficará lá, parado.
Consegue entender a importância de contar com ferramentas que integrem as áreas?
Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, veja a seguir 6 contribuições do BI para a área de vendas:
#01 Análise de itens mais vendidos
É imprescindível que o setor de vendas conheça detalhadamente o fluxo e volume de vendas dos produtos que comercializa.
Além de aumentar a receita focando as suas estratégias de vendas em produtos que, de fato, gerem bom retorno, trabalhar com ranking de vendas por itens permite identificar quais elementos devem sair da sua linha de produção ou do estoque.
#02 Acompanhamento da experiência do cliente
A fácil visualização de dados das vendas e do período de pós-venda possibilita que a equipe e o gestor entendam o motivo pelo qual o número de clientes em carteira encolheu, estagnou ou cresceu.
Perante a detecção desses cenários, o responsável pode tomar decisões mais aguçadas como começar um trabalho colaborativo mais intenso e radical com a área de atendimento ao cliente ou investir em melhorias nos procedimentos de conclusão de compra e reação a objeções ou negativas.
#03 Ganhos em eficiência
Embora acompanhar a experiência do consumidor com a marca seja primordial, analisar o comportamento, postura e ações da equipe de vendas também faz parte do processo de alavancagem dos resultados do setor.
Com os dashboards das ferramentas de BI, é possível controlar o desempenho dos vendedores em tempo real e verificar se as metas estão sendo alcançadas, ou as perspectivas em termos de tendência.
Além dos painéis de controle, os gráficos e relatórios ajudam a identificar possíveis inconsistências no rendimento e nas estratégias adotadas pelos especialistas em vendas.
Assim sendo, a visão holística e integral da dinâmica do departamento em conjunto com a unificação dos dados de outros setores viabiliza a otimização do processo decisório dos líderes e, consequentemente, das suas ações.
#04 Previsão de comportamentos e oscilações do mercado
Um dos grandes desafios empresariais é manter-se muito bem-posicionado no mercado, garantindo, desta maneira, a sua fatia de participação.
Ao confiar em uma solução de inteligência de negócios, você terá percepção mais abrangente e real dos clientes e de seus perfis. Em decorrência disso, poderá melhorar a forma como a marca se comunica com o público-alvo e gerar mais oportunidades de negócios.
Do mesmo modo, poderá fazer previsões, estimar e calcular a necessidade de estoque de forma mais assertiva assegurando o correto atendimento das demandas de consumo e evitando problemas de liquidez.
#05 Oferecimento de soluções que contemplam as demandas dos clientes
Conhecer o mercado e as preferências do público permite que as empresas ajustem as suas soluções de acordo com as demandas emergentes.
Ao vender produtos alinhados com as expectativas de seus clientes, a organização tende a aumentar a sua receita, diluir os custos e, finalmente, alcançar boa rentabilidade.
#06 Conquista de uma grande vantagem competitiva
Como você pode perceber, a inteligência de negócios não se trata apenas de tecnologia potencialmente útil. Ela realmente faz a diferença nos resultados de vendas!
Com uma solução de ótima qualidade você obtém visão ampla, integral e verdadeira do desempenho da área de vendas e do rendimento de outras áreas. Da mesma forma, consegue visualizar importantes informações sobre o ambiente externo e o contexto de vendas.
Tendo em vista os pontos abordados neste conteúdo, ficou claro que é muito vantajoso contar com uma ferramenta de Business Intelligence na área de vendas, não é mesmo?

Se você gostou do post, porém ficou com dúvidas sobre o impacto do Business Intelligence na área de vendas, entre em contato conosco através do formulário disponibilizado no site. Estamos prontos para responder essas questões e lhe ajudar a começar uma nova fase no seu negócio, muito mais tecnológica e moderna!