Quem nasceu primeiro: a internet ou o e-mail?
25/07/2022

Quem nasceu primeiro: a internet ou o e-mail?

wDISCOVER

25/07/2022

wDISCOVER

Quem nasceu primeiro: a internet ou o e-mail?

Quem nasceu primeiro: a internet ou o e-mail? Confira agora!

Adoramos esta sessão de curiosidades porque geralmente, acabamos com vários mitos que literalmente estão na boca do povo. Um deles: a internet como precursora do e-mail!

Ao contrário do que você possa pensar, não. A internet não apareceu antes do e-mail porque o primeiro correio eletrônico nasceu em 1965 e o sistema se chamava Mailbox. 

Mas afinal, como isso foi possível?

O aplicativo Mailbox era usado unicamente nos computadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT. O usuário precisava de uma máquina da instituição, escrever a mensagem para um colega ou contato - que posteriormente fosse usar o mesmo equipamento.

O acesso à mensagem era bem simples: o destinatário precisava realizar o login e pronto, lá estava a mensagem.

Certamente, esse sistema primitivo foi de grande valia para os profissionais e alunos, pois facilitava a comunicação e o entendimento das mensagens.

Contudo, 4 anos mais tarde, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu a Arpanet, sistema precursor da internet que viabilizou o envio de e-mails de um computador para outro.

E o e-mail no formato atual, quando apareceu?

O e-mail tradicional, este que usamos hoje em dia, foi invenção do programador Ray Tomlinson. Desenvolvido no ano de 1971, o seu criador incluiu o símbolo “@” para indicar o destinatário da mensagem.

Basicamente, o aplicativo desenvolvido pelo programador, o SNDMSG, era um software supersimples com 200 linhas de código, aproximadamente. Este recurso permitia a troca de mensagens entre usuários do mesmo dispositivo.

Para adaptá-lo, Ray utilizou CYPNET, um protocolo de transferência de arquivos, medida que possibilitava aos usuários conectados à ARPANET trocar mensagens mesmo se não estivessem no mesmo PC. Foi exatamente nessa época que introduziu a arroba para identificar tanto a origem quanto o emissor da mensagem.

Embora tenham aparecido outras propostas semelhantes à desenvolvida por Tomlinson, foi a sua invenção que originou o formato de mensagem que hoje conhecemos como e-mail.

E-mail como oportunidade comercial

Como a ARPANET foi evoluindo e a ideia de enviar mensagens sem precisar escrever uma carta foi conquistando cada vez mais pessoas do meio tecnológico, o e-mail começou a ser percebido como, de fato, um correio eletrônico.

Com a expansão das possibilidades, não demorou muito para que o e-mail aparecesse como forma interessante de fazer bons negócios.

Em 1978, Gary Thuerk enviou uma mensagem a 600 destinatários no intuito de atrair novos compradores para o Decsystem-20, computador com tecnologia de ponta. Eis que surgiu o primeiro SPAM porque a reação das pessoas não foi das melhores!

Porém a essência ficou: a possibilidade de contatar mais pessoas em menos tempo. E graças a isso, os sistemas de e-mail evoluíram. Em meados da década de 90 surgiu a possibilidade de as pessoas disporem do seu próprio e-mail.

A internet surgiu 2 décadas após a invenção de Tomlinson!

Popularmente conhecida como www, a World Wide Web surgiu em 1991 apresentando uma versão tangível e navegável que permitia acessar conteúdos específicos através de páginas de hipertexto.

Se você cruzar as informações, verá que a acessibilidade das pessoas aos endereços de e-mail aconteceu bem na época do boom da internet.

As coisas continuaram evoluindo e chegaram ao que são hoje, o e-mail é uma das formas mais democráticas, rápidas e simples de enviar e receber mensagens com diferentes objetivos e propostas, desde um simples contato entre familiares até poderosas e robustas propostas de negócios.

Quem nasceu primeiro: a internet ou o e-mail?

Quem nasceu primeiro: a internet ou o e-mail?

E aí, gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais e marque a wD!