
Principais KPIs na área de compras: Vale a pena conhecê-los...
Categorias relacionadas

Principais KPIs na área de compras: Vale a pena conhecê-los!
Há algum tempo, publicamos um artigo em nosso blog acerca da relevância do BI na área de compras e cadeia de suprimentos, lembra? Nesta ocasião, abordamos um assunto igualmente interessante: KPIs na área de compras.
Por certo, se você ainda não acessou o nosso post anterior, recomendamos que reserve um tempinho na sua agenda para lê-lo com atenção, visto que o conteúdo apresenta informações importantes a respeito dos benefícios do Business Intelligence como uma tomada de decisões mais enxuta e assertiva.
No artigo de hoje, você vai conhecer os principais Key Performance Indicators, os famosos KPIs, para o departamento de compras.
Fique conosco até o final!
Importância da aplicação de KPIs na área de compras
O KPI é uma métrica extremamente útil usada para verificar e medir o progresso de um determinado produto ou processo, por esta razão considera-se um indicador de rendimento ou desempenho.
Relevante para o planejamento estratégico, este tipo de indicador serve para quantificar o grau de cumprimento dos objetivos e refletir acerca da performance de uma organização.
Sendo assim, estas métricas são usadas em inteligência empresarial para refletir o estado atual de um negócio e definir futuras estratégias.
No setor de compras, estes indicadores proporcionam dados relevantes sobre a qualidade dos insumos, serviços e produtos adquiridos pela empresa e são usados para avaliar se o vínculo com os fornecedores oferece os resultados esperados.
Desta forma, os KPIs refletem a eficiência operacional da equipe indicando a qualidade do trabalho executado pelo comprador principalmente em termos de produtividade e gestão dos recursos dirigidos ao departamento.
De fato, o fluxo de compras de uma organização precisa:
- Ser ágil e comprometido;
- Ter qualidade;
- Apresentar um custo adequado.
Assim sendo, podemos dizer que estes aspectos são imprescindíveis para garantir a maximização tanto do lucro como da eficiência e proporcionar os dados necessários para executar o checklist e avaliar a eficácia dos fornecedores ativos, assim como procurar novas tecnologias interessantes para a cadeia de suprimento.
8 KPIs essenciais para o departamento de compras
Em primeiro lugar, é necessário salientar que os indicadores devem estar alinhados aos padrões de qualidade impostos pela política corporativa e ser acessíveis às equipes internas e aos fornecedores da empresa.
No que tange aos tipos, apresentamos uma lista com os 8 KPIs de compras mais relevantes:
#01 Qualidade dos produtos
Para avaliar a qualidade dos produtos comprados pela empresa é preciso contar com um padrão pré-definido, isto é, dispor de uma espécie de guia que ajude a detectar se os produtos atendem as demandas da empresa considerando um horizonte de tempo adequado para entregar um bom rendimento.
Vale a pena ter em mente o nível de rejeição dos produtos ocasionado pela falta de conformidade dos insumos, das matérias primas e de outros recursos adquiridos com os valores pré-estabelecidos.
#02 Custo dos produtos
É indispensável avaliar o custo de cada pedido em termos de:
- Compra de matéria prima e insumos;
- Reposição de estoque;
- Valor cobrado por ordem de serviço.
#03 Savings
Este indicador é extremamente útil para identificar quais fornecedores oferecem produtos mais atraentes tanto em termos de preços como de características e funcionalidades.
Basicamente, ele apresenta as economias geradas em virtude de comprar em um determinado fornecedor quando comparadas aos outros orçamentos. Deste modo, ajuda a identificar quais fornecedores oferecem melhores condições e merecem ter a prioridade em termos de investimentos.
#04 Lead time
Este KPI merece especial atenção, uma vez que informa o tempo médio entre a conclusão do pedido e a entrega das mercadorias.
Para as empresas que trabalham seguindo o cross docking, estratégia cuja principal característica é contar com um estoque reduzido de matérias primas, insumos e recursos, o indicador assume uma posição extremamente relevante para avaliar a agilidade de entrega dos fornecedores.
#05 Qualidade da entrega
A qualidade das entregas analisa se o fornecedor cumpre com o acordo comercial mantendo a sua assertividade, evitando ao máximo a ocorrência de atrasos, fornecimento de mercadorias defeituosas e uma alta taxa de devolução.
#06 Prazo de pagamento
Este indicador avalia o tempo médio de pagamento comparando o tempo e valor pago ao fornecedor com o prazo e o valor oferecidos aos consumidores finais. Este KPI considera a diluição do faturamento.
Ao contar com este indicador, podemos analisar se o departamento financeiro se encontra sobrecarregado em virtude dos futuros pagamentos de insumos e produtos principalmente pelo fato de não receber o total das vendas de forma imediata.
Para calculá-lo é preciso dividir os pagamentos realizados aos fornecedores pelo total de compras. Logo, o valor deve ser multiplicado pelo número de dias do período estabelecido.
#07 Performance dos fornecedores
Este indicador reflete a eficácia e o nível de desempenho de um determinado fornecedor possibilitando avaliar se o negócio vale a pena ou se é necessário recorrer a outro fornecedor.
Entre os fatores que indicam a performance de fornecedores, encontramos:
- Condições de pagamento;
- Prazos;
- Qualidade das entregas;
- Capacidade de fornecimento;
- Agilidade na gestão de danos e riscos.
Por certo, este é um indicador bastante útil para medir o grau de eficiência dos fornecedores ativos, visto que permite identificar os fornecedores mais eficientes, rentáveis e otimizados no que tange ao aspecto operacional.
#08 Evolução dos custos
Perante o cenário economicamente oscilante, é normal que os preços sejam reajustados com certa frequência.
Ao analisar este indicador acompanhando-o ao longo do tempo, podemos identificar o valor dos reajustes, as consequências para o negócio e a demanda pela troca do fornecedor.
Outro ponto interessante é que o estudo da evolução desta métrica permite considerar alternativas que antes podem ter apresentado valores acima da média, sem tantos reajustes.
Muito bem, isto é tudo por hoje!
Agora que você já conhece a relevância dos KPIs na área de compras e seus principais indicadores, está pronto para otimizar a estratégia de compras do seu negócio.
O conteúdo foi esclarecedor, no entanto você tem dúvidas sobre determinados aspectos? Nãosepreocupe.
Encaminhe agora mesmo a sua pergunta pelo campo de comentários que nós, assim que for possível, enviaremos uma resposta personalizada.
