Principais KPIs na área de compras: Vale a pena conhecê-los...
23/02/2022

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Principais KPIs na área de compras: Vale a pena conhecê-los...

Principais KPIs na área de compras: Vale a pena conhecê-los!

Há algum tempo, publicamos um artigo em nosso blog acerca da relevância do BI na área de compras e cadeia de suprimentos, lembra? Nesta ocasião, abordamos um assunto igualmente interessante: KPIs na área de compras.

Por certo, se você ainda não acessou o nosso post anterior, recomendamos que reserve um tempinho na sua agenda para lê-lo com atenção, visto que o conteúdo apresenta informações importantes a respeito dos benefícios do Business Intelligence como uma tomada de decisões mais enxuta e assertiva.

No artigo de hoje, você vai conhecer os principais Key Performance Indicators, os famosos KPIs, para o departamento de compras.

Fique conosco até o final!

Importância da aplicação de KPIs na área de compras

O KPI é uma métrica extremamente útil usada para verificar e medir o progresso de um determinado produto ou processo, por esta razão considera-se um indicador de rendimento ou desempenho.

Relevante para o planejamento estratégico, este tipo de indicador serve para quantificar o grau de cumprimento dos objetivos e refletir acerca da performance de uma organização.

Sendo assim, estas métricas são usadas em inteligência empresarial para refletir o estado atual de um negócio e definir futuras estratégias.

No setor de compras, estes indicadores proporcionam dados relevantes sobre a qualidade dos insumos, serviços e produtos adquiridos pela empresa e são usados para avaliar se o vínculo com os fornecedores oferece os resultados esperados.

Desta forma, os KPIs refletem a eficiência operacional da equipe indicando a qualidade do trabalho executado pelo comprador principalmente em termos de produtividade e gestão dos recursos dirigidos ao departamento.

De fato, o fluxo de compras de uma organização precisa:

  • Ser ágil e comprometido;
  • Ter qualidade;
  • Apresentar um custo adequado.

Assim sendo, podemos dizer que estes aspectos são imprescindíveis para garantir a maximização tanto do lucro como da eficiência e proporcionar os dados necessários para executar o checklist e avaliar a eficácia dos fornecedores ativos, assim como procurar novas tecnologias interessantes para a cadeia de suprimento.

8 KPIs essenciais para o departamento de compras

Em primeiro lugar, é necessário salientar que os indicadores devem estar alinhados aos padrões de qualidade impostos pela política corporativa e ser acessíveis às equipes internas e aos fornecedores da empresa.

No que tange aos tipos, apresentamos uma lista com os 8 KPIs de compras mais relevantes:

#01 Qualidade dos produtos

Para avaliar a qualidade dos produtos comprados pela empresa é preciso contar com um padrão pré-definido, isto é, dispor de uma espécie de guia que ajude a detectar se os produtos atendem as demandas da empresa considerando um horizonte de tempo adequado para entregar um bom rendimento.

Vale a pena ter em mente o nível de rejeição dos produtos ocasionado pela falta de conformidade dos insumos, das matérias primas e de outros recursos adquiridos com os valores pré-estabelecidos.

#02 Custo dos produtos

É indispensável avaliar o custo de cada pedido em termos de:

  • Compra de matéria prima e insumos;
  • Reposição de estoque;
  • Valor cobrado por ordem de serviço.

#03 Savings

Este indicador é extremamente útil para identificar quais fornecedores oferecem produtos mais atraentes tanto em termos de preços como de características e funcionalidades.

Basicamente, ele apresenta as economias geradas em virtude de comprar em um determinado fornecedor quando comparadas aos outros orçamentos. Deste modo, ajuda a identificar quais fornecedores oferecem melhores condições e merecem ter a prioridade em termos de investimentos.

#04 Lead time

Este KPI merece especial atenção, uma vez que informa o tempo médio entre a conclusão do pedido e a entrega das mercadorias.

Para as empresas que trabalham seguindo o cross docking, estratégia cuja principal característica é contar com um estoque reduzido de matérias primas, insumos e recursos, o indicador assume uma posição extremamente relevante para avaliar a agilidade de entrega dos fornecedores.

#05 Qualidade da entrega

A qualidade das entregas analisa se o fornecedor cumpre com o acordo comercial mantendo a sua assertividade, evitando ao máximo a ocorrência de atrasos, fornecimento de mercadorias defeituosas e uma alta taxa de devolução.

#06 Prazo de pagamento

Este indicador avalia o tempo médio de pagamento comparando o tempo e valor pago ao fornecedor com o prazo e o valor oferecidos aos consumidores finais. Este KPI considera a diluição do faturamento.

Ao contar com este indicador, podemos analisar se o departamento financeiro se encontra sobrecarregado em virtude dos futuros pagamentos de insumos e produtos principalmente pelo fato de não receber o total das vendas de forma imediata.

Para calculá-lo é preciso dividir os pagamentos realizados aos fornecedores pelo total de compras. Logo, o valor deve ser multiplicado pelo número de dias do período estabelecido.

#07 Performance dos fornecedores

Este indicador reflete a eficácia e o nível de desempenho de um determinado fornecedor possibilitando avaliar se o negócio vale a pena ou se é necessário recorrer a outro fornecedor.

Entre os fatores que indicam a performance de fornecedores, encontramos:

  • Condições de pagamento;
  • Prazos;
  • Qualidade das entregas;
  • Capacidade de fornecimento;
  • Agilidade na gestão de danos e riscos.

Por certo, este é um indicador bastante útil para medir o grau de eficiência dos fornecedores ativos, visto que permite identificar os fornecedores mais eficientes, rentáveis e otimizados no que tange ao aspecto operacional.

#08 Evolução dos custos

Perante o cenário economicamente oscilante, é normal que os preços sejam reajustados com certa frequência.

Ao analisar este indicador acompanhando-o ao longo do tempo, podemos identificar o valor dos reajustes, as consequências para o negócio e a demanda pela troca do fornecedor.

Outro ponto interessante é que o estudo da evolução desta métrica permite considerar alternativas que antes podem ter apresentado valores acima da média, sem tantos reajustes.

Muito bem, isto é tudo por hoje!

Agora que você já conhece a relevância dos KPIs na área de compras e seus principais indicadores, está pronto para otimizar a estratégia de compras do seu negócio.

O conteúdo foi esclarecedor, no entanto você tem dúvidas sobre determinados aspectos? Nãosepreocupe.

Encaminhe agora mesmo a sua pergunta pelo campo de comentários que nós, assim que for possível, enviaremos uma resposta personalizada.

8 KPIs essenciais para o departamento de compras
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