O guia básico do planejamento estratégico!
24/04/2023

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O guia básico do planejamento estratégico!

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Confira agora o conteúdo: O guia básico do planejamento estratégico! 

Trilhar o caminho do sucesso e consolidar-se como uma referência no mercado é o principal objetivo das organizações. Contudo, bons resultados são fruto de muito trabalho e de um olhar voltado ao desenvolvimento e à otimização dos processos empresariais. Esta é a função do planejamento estratégico!  

O planejamento estratégico funciona como um guia que orienta os executivos e os líderes corporativos acerca de ações, medidas e estratégias que devem ser adotadas para melhorar os resultados e garantir o alcance das metas e dos objetivos empresariais.  

Ou seja, este planejamento é um processo que determina o trajeto que a empresa deve seguir para alcançar a posição de mercado desejada e atender às suas perspectivas de futuro.  

Quer saber mais sobre o planejamento estratégico e os seus robustos diferenciais para as empresas? Então você está no lugar correto.  

A seguir, conheça mais detalhes sobre este processo, como o seu conceito, suas etapas e os seus principais benefícios.  

O que é planejamento estratégico?

Independentemente do segmento e do tamanho do negócio, desenvolver um plano estratégico é fundamental não somente para otimizar o seu funcionamento no futuro, como também para garantir a suas atividades ao longo dos anos.   

Em janeiro de 2023, o Brasil registrou a abertura de 357,9 mil empresas e o fechamento de 201,4 mil.   

Embora os números sejam favoráveis e o saldo positivo, não podemos perder de vista que muitas empresas quebraram, seja por falta de recursos financeiros ou por deficiências em termos de gestão.   

O que podemos garantir em relação a esses negócios é que uma boa gestão estratégica focada no planejamento é a chave para evitar problemas de insolvência e de falta de liquidez.  

Especialmente porque a análise aprofundada das oportunidades possibilita desenvolver uma estratégia mais assertiva e definir ações orientadas ao alcance dos objetivos empresariais.  

Perante a alta competição e a um mercado cada vez mais saturado, ter uma visão estratégica abrangente e verdadeira é fundamental para potencializar os resultados das empresas.  

Além disso, esse processo é imprescindível para reduzir a probabilidade de quebra, visto que ele oferece diretrizes tanto técnicas quanto operacionais decisivas para orientar o funcionamento do negócio e promover ações que propiciem o seu desenvolvimento e crescimento no setor.  

Resumindo, o planejamento estratégico é um processo que identifica as melhores medidas, condições e estabelece um rumo que viabilize o alcance dos objetivos empresariais.  

Portanto, como spoiler, podemos dizer que o primeiro passo para estruturar um plano deste tipo é definir os objetivos estratégicos que influenciam na viabilidade ou direção dos processos. Mas esse é um assunto que veremos mais adiante!  

Por que o planejamento estratégico é tão importante para as organizações?  

Vamos lá! Agora que esclarecemos o conceito de planejamento estratégico, chegou a hora de falarmos sobre os principais pontos positivos da execução deste processo:  

#01 Engaja as equipes de trabalho  

Como os colaboradores entendem com precisão o que precisa ser feito para alcançar os objetivos e metas corporativas, estes se esforçam por desempenhar as suas atividades da melhor forma possível. E isto repercute na melhoria da produtividade.  

#02 Otimiza a rentabilidade do negócio 

Todos os departamentos trabalham de maneira coordenada. Desta forma, melhora-se a eficiência dos processos e, consequentemente, dos resultados.  

#03 Gera mais vantagens competitivas 

O planejamento estratégico oferece uma visão abrangente do negócio, permitindo aos gestores identificar os pontos fortes e fracos da organização, assim como as ameaças e as oportunidades do ambiente (esse estudo é mais conhecido como Análise SWOT).  

Depois de entender estes pontos, os executivos conseguem identificar as vantagens competitivas e explorá-las da melhor forma, considerando o ponto de vista estratégico.  

#04 Simplifica a tomada de decisões  

O planejamento estratégico facilita e agiliza a tomada de decisões, visto que proporciona uma grande quantidade de informações seguras, confiáveis e realistas.  

#05 Economiza tempo

Quando não respeitamos este processo, é possível que ocorram muitos erros potencialmente evitáveis. Em consequência, tendemos a gastar muito tempo tentando solucioná-los.   

Ao contrário disso, quando estruturamos um plano estratégico, podemos prever e evitar muitas falhas e retrabalho. Assim, sobra mais tempo para investir em novas atividades, bem mais produtivas, relevantes e rentáveis.  

#06 Promove a disciplina  

Para que o planejamento estratégico surta o efeito desejado, é fundamental realizar reuniões periódicas para monitorar, avaliar e dar seguimento às ações empreendidas.   

Ao longo desses encontros, os participantes podem avaliar se a empresa está, de fato, trilhando o melhor caminho e cumprindo os seus objetivos. Caso a avaliação demonstre inconsistências, é hora de recalcular a rota e estabelecer novas medidas. 

Quais são as etapas de um plano estratégico?  

Ao chegar até aqui, você deve estar curioso para entender qual o melhor caminho para planejar estrategicamente e conquistar as metas organizacionais, certo?  

Sem mais delongas, a seguir apresentamos as etapas fundamentais de um plano estratégico de excelência:  

#01 Definição da missão, da visão e dos valores  

Antes de iniciar o documento, você precisa estabelecer os princípios que orientam a empresa. Por isso, é imprescindível definir:  

  • Missão: Razão pela qual a empresa existe;
  • Visão: Com foco no futuro, estabelecem-se as metas corporativas e onde a empresa deseja chegar no longo prazo; e,
  • Valores organizacionais: São os princípios e as crenças que orientam as ações e decisões da empresa.

#02 Diagnóstico atual da empresa  

Permite entender o contexto interno e externo do negócio. A melhor forma de conhecer a organização é aplicando a análise SWOT, pois oferece informações relevantes sobre:  

  • Pontos fortes: São os processos e as medidas internas que oferecem excelentes resultados e um ótimo retorno;
  • Pontos fracos: São os aspectos internos que o negócio precisa melhorar ou mudar parcial ou completamente;
  • Oportunidades: São fatores externos positivos que favorecem o desenvolvimento e o crescimento do negócio; e,
  • Ameaças: São fatores ambientais negativos que podem comprometer o funcionamento e o retorno financeiro da empresa.

#03 Estabelecimento dos objetivos e da estratégia organizacional   

Os objetivos estratégicos são os resultados que a empresa almeja alcançar ou gerar no médio e longo prazo para cumprir, assim, a sua visão. Isto é, para chegar aonde pretende considerando um certo período.  

É extremamente importante que os objetivos estejam de acordo com as necessidades do negócio e sejam muito bem definidos. Inclusive, para definir objetivos certeiros, o ideal é usar a metodologia SMART.  

Depois de estabelecer os objetivos estratégicos, é hora de selecionar metas e indicadores de desempenho para cada um deles. Estas medidas permitem definir a melhor forma de alcançar os propósitos e medir a eficiência de cada ação, respectivamente.  

Tendo como base esses pontos, vale a pena verificar o modelo de negócio para ver se permanece viável e rentável. Para isso, basta usar o Modelo de Negócio Canvas.  

#04 Executar e controlar  

Com todas as informações registradas no documento, devemos partir para a ação e, finalmente, colocar o plano em prática.  

Nesta etapa, é prioridade:  

  • Engajar todos os membros da empresa desde a alta gerência até os setores operacionais para que todos saibam quais objetivos a empresa quer alcançar e sincronizar as suas atividades;
  • Motivar as equipes fomentando um ambiente harmônico, agradável e favorável ao trabalho em grupo;
  • Recompensar os profissionais que cumprem à risca o planejamento – sem perder o foco e entregando a sua melhor versão;
  • Avaliar a efetividade do plano e, assim, obter insights sobre os resultados obtidos;
  • Usar regularmente os indicadores de desempenho estabelecidos na etapa anterior; e,
  • Fazer reuniões periódicas para analisar os resultados em grupo, os avanços e alterar ou substituir ações obsoletas ou pouco eficientes.

Quanta informação relevante, não é mesmo? 

É nítida a importância do planejamento estratégico para o sucesso das organizações.  

Então, agora que você conhece o seu conceito, os seus benefícios e o caminho a seguir, arregace as mangas e comece a desenvolvê-lo. Você certamente verá uma grande mudança acontecer no seu negócio.  

Se você gostou do conteúdo, mas tem dúvidas sobre alguns pontos, não hesite em entrar em contato conosco enviando uma mensagem através do formulário disponível em nosso site.