Evolução no Armazenamento de Dados
09/11/2022

Evolução no Armazenamento de Dados

wDISCOVER

09/11/2022

wDISCOVER

Evolução no Armazenamento de Dados

Confira agora a Evolução no Armazenamento de Dados!

O armazenamento e o transporte de informações são fatores determinantes no progresso da humanidade, bem como na proteção do legado das espécies.  

Vem com a wD conferir algumas inovações que transformaram a forma como guardamos e carregamos os dados por aí! 

ANO 1725 - CARTÕES PERFURADOS

Armazenam informações simples por meio de buracos estrategicamente posicionados que, quando interpretados por uma máquina, eram decodificados.

Essa teconologia, apesar de ser ponta de lança no século XVIII, foi usada até meados do século XX, quando a computação começou a se desenvolver notoriamente.

ANOS 50 - FITA MAGNÉTICA

Percursora da fita cassete, ela foi responsável por uma grande revolução na indústria fonográfica.

Coberta com óxido magnético, era capaz de armazenar uma grande quantidade de informações para aépoca, além de ser mais veloz que qualquer tecnologia anterior.

ANO 1956 - DISCO RÍGIDO

Criado pela empresa americana IBM e também conhecido como HD, ele utiliza um sistema de rotações rápidas associado a um material magnético para armazenar dados.

Os primeiros modelos eram bem grandes e com pouca capacidade de armazenamento, especialmente quando comparados os modelos atuaiz com milhares de gigabytes.

ANOS 70 - DISQUETE

Os primeiros modelos eram muito frágeis e os dados se perdiam com facilidade, especialmente pela construção maleável dos disquetes, que facilitavam a ruptura dos filamentos magnéticos que armazenavam as informações.

Quem cresceu nos anos 80 e 90 deve se lembrar das versões com capacidade de 1.44MB, provavelmente a versão mais popular dos disquetes antes da tecnologia ser vastamente superada pelas mídias óticas.

ANOS 80 - CD-ROM

Adaptação do CD para armazenar não só música, mas dados de computador sob outras formas, como textos e gráficos.

Eles começaram a ser usados na década de 1980 e se tornaram popularesmeios de armazenamento de programas e jogos de computador na década seguinte.

A tecnologia foi resultado de uma parceria entre Sony e Philips.

ANOS 90 - DVD

A Sony e Philips se reuniram outra vez, juntamente com a Toshiba e Panasonic, para a criação do DVD, uma forma de salvar dados digitalmente.

O DVD foi, durante os anos 90 e início dos 2000, a mídia definitiva para o home vídeo, desbancando o veterano VHS e outras iniciativas de transição, como o laserdisc.

ANOS 2000 - FLASH DRIVE

Fácil de carregar e com imensa capacidade de armazenar: este é o flash drive, também chamado de pen drive, que surgiu no início dos anos 2000.

Além de pequenos e leves (cerca de 30g), os flash drives ainda trazem outra vantagem: os arquivos podem ser salvos e deletados facilmente sendo substituídos por outros inúmeras vezes. 

ANO 2006 - NUVEM 

A nuvem de dados mudou o paradigma do armazenamento de um suporte físico para um suporte digital. 

Essa tecnologia começou a se popularizar a partir de 2006 e oferece, por meio de diversos serviços e plataformas, a forma mais simples e eficiente de armazenar dados, já que as informações podem ser acessadas simultaneamente em qualquer lugar com uma conexão com a internet.

Conteúdo desenvolvido pelos nossos parceiros da IN – Inteligência de Negócios e adaptado pela wDISCOVER.