
BI e CRM: A integração ideal para aumentar as suas vendas
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Confira agora o artigo sobre BI e CRM: A integração ideal para aumentar as suas vendas
Devido a necessidade de lidar com um grande fluxo de dados, as empresas têm apostado na adoção de ferramentas que otimizem os seus processos e alavanquem os resultados.
Hoje em dia, uma das formas mais eficientes de garantir o desenvolvimento de uma organização é apostando na integração de ferramentas de BI e CRM.
Mas afinal de contas, como a combinação dessas plataformas apoia as atividades corporativas?
Neste artigo, você encontrará a resposta que tanto deseja!
A seguir, apresentamos muita informação valiosa sobre este assunto, como a essência de cada recurso e as vantagens da sua integração.
Breve resumo do conceito de BI e CRM
Antes de falarmos sobre as vantagens mais relevantes da combinação entre ambas as tecnologias, é importante relembrar o conceito de cada uma delas.
Conhecido em inglês como Business Intelligence ou BI, a inteligência de negócios é um conjunto de conceitos e estratégias que servem para transformar a informação em conhecimento valioso para as organizações.
O principal objetivo desta metodologia é melhorar o processo decisório através da geração de insights inovadores e relevantes tendo em vista os propósitos e as projeções desejadas.
No que tange a evolução das ferramentas de BI, o desenvolvimento de recursos - cada vez mais modernos - reflete o avanço da transformação digital, da necessidade de estimular a inteligência empresarial e do alto fluxo de dados.
Por outro lado, temos o software Customer Relationship Manager ou CRM, que consiste em solução de gestão das relações com os clientes, focada na otimização de 3 áreas básicas: comercial, marketing, serviço pós venda ou de atendimento ao cliente.
A utilização dessa ferramenta é indispensável nas estratégias corporativas que priorizam as ações voltadas à melhoria do atendimento e das relações com os clientes, tanto atuais quanto potenciais.
Inclusive, a adoção desse tipo de recurso tecnológico associado à orientação ao cliente, viabiliza o alcance de excelentes resultados, visto que os negócios podem estruturar a sua gestão comercial em prol da produtividade da área de vendas.
A inclusão de ferramentas CRM nas estratégias permite obter dados importantes a respeito dos clientes e, assim, planejar e executar campanhas de marketing muito mais eficientes e assertivas.
Integração BI e CRM
Como falamos no início do artigo, a intensificação no fluxo de informação tem demandado uma atenção especial das empresas em termos de coleta, processamento e análise de dados.
Em plena era tecnológica incluir novas ferramentas que possam trabalhar em conjunto já deixou de ser um diferencial de mercado para se posicionar como um divisor de águas nos negócios contemporâneos.
Perante esta perspectiva, surge a combinação perfeita entre BI e CRM.
Com as ferramentas de BI, você consegue fazer análises de dados mais profundas e gerar insights muito mais eficazes.
Ao unir esforços com um software CRM, esta ferramenta alcança potencial suficiente como para maximizar o aproveitamento dos dados acelerando os processos, considerando diferentes cenários e fazendo emergir o que ela tem de melhor.
Vantagens da integração das ferramentas de BI e CRM
Agora que você relembrou os conceitos e está ciente da importância de combinar as duas ferramentas, chegou a hora de conhecer as principais vantagens desta integração. Vamos ao que interessa!
#01 Aumenta a eficiência
Embora os sistemas apresentem uma ótima eficácia quando usados de forma isolada, a integração intensifica os recursos disponíveis no CRM favorecendo o cruzamento de dados e as análises feitas pelo BI.
Desta forma, a primeira ferramenta se posiciona como uma fonte de dados valiosos para o BI que, por sua parte, consegue interpretar e oferecer as melhores decisões e os caminhos mais interessantes para o seu negócio.
#02 Potencializa os processos internos
Graças a união destas ferramentas, as organizações conseguem melhorar o ritmo, a qualidade dos seus processos e obter visão mais abrangente sobre as ações e os resultados das 3 áreas citadas anteriormente.
Por exemplo, no dashboard de um CRM, é possível encontrar muitos dados sobre a etapa de cada cliente no funil de vendas. A empresa mapeia quem desenvolve uma boa evolução e verifica o que acontece com os consumidores que evoluem pouco ou simplesmente não progridem.
Ou seja, o trabalho em conjunto do BI e CRM também potencializa o controle e o comando do processo de venda.
#03 Prevê as necessidades, expectativas e o comportamento do consumidor
Os dados coletados pelo CRM permitem conhecer os clientes, no entanto, este sistema não proporciona estratégias interessantes para a equipe de vendas. Este é o diferencial do BI!
Com esta metodologia e ferramentas, podemos aprofundar nossa percepção sobre cada consumidor prevendo os seus desejos e detectando as suas tendências de consumo.
Além disso, o uso em conjunto do BI e CRM possibilita conhecer as demandas não atendidas e desenvolver estratégias, produtos ou serviços que possam solucioná-las.
#04 Gera receita
O aumento da geração de receita nada mais é do que o resultado de entender o que o cliente quer e buscar formas eficientes e rápidas de atendê-lo, inclusive antes mesmo que ele manifeste uma intenção, vontade ou demanda.
A combinação das duas ferramentas diminui os custos inerentes à realização de grande quantidade de tarefas manuais e dos erros cometidos ao longo da sua execução.
Consequentemente, os colaboradores conseguem se concentrar nas questões relacionadas ao core business aumentando assim, a sua produtividade e rendimento.
#05 Eleva a rentabilidade
A otimização da rentabilidade é a soma dos outros pontos positivos, pois ao aumentar a eficiência, potencializar os processos internos, prever as tendências de consumo e elevar as receitas diminuindo os erros e os custos, a empresa consegue alcançar um patamar mais alto de rentabilidade.
Como pode ver, a associação de um software CRM ao incrível potencial de cruzamento e processamento de dados das ferramentas de BI é (uma) ótima pedida para as organizações que querem vender mais, economizando dinheiro e reduzindo inconvenientes.
Isto é tudo!
Esperamos que a leitura deste artigo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre a eficiência e desempenho da integração BI e CRM.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de acrescentar informação? Entre em contato conosco pelo campo de comentários!