A evolução das olimpíadas: Veja a importância da tecnologia no esporte
20/07/2021

A evolução das olimpíadas: Veja a importância da tecnologia no esporte

wDISCOVER

20/07/2021

wDISCOVER

A evolução das olimpíadas: Veja a importância da tecnologia no esporte

A evolução das olimpíadas: Veja a importância da tecnologia no esporte.

Distância percorrida, passes decisivos, jogadas equivocadas... Hoje em dia, todos os movimentos executados pelos atletas são analisados e registrados de forma extremamente precisa durante os jogos e treinos. E tudo isso é possível graças ao avanço da tecnologia!

De fato, o uso de recursos inovadores de tecnologia no esporte como Big Data e Data Science tem causado mudanças expressivas no condicionamento físico dos atletas, assim como no seu desempenho e na definição de estratégias de jogo.

Na verdade, a relevância da estatística cresce na medida em que as equipes incorporam ferramentas tecnológicas capazes de otimizar o rendimento dos esportistas contando, desta forma, com os dados necessários para gerar históricos de desempenho e compará-los a fim de traçar parâmetros e obter indicadores.

Se você acessou este post na expectativa de achar informações valiosas sobre este assunto, ficamos felizes em informar que, a seguir, você descobrirá de que forma a tecnologia vem invadindo o espaço do esporte e qual a sua contribuição no alcance de melhores resultados.

Fique conosco até o final!

Tecnologia no esporte: O que você precisa saber?

Perante a intensificação da abordagem tecnológica no setor esportivo, cada vez mais empresas dirigem a sua atenção para o desenvolvimento de ferramentas que colaborem na melhora do desempenho dos atletas.

Por certo, o uso da tecnologia na análise de rendimento na prática esportiva é considerado mais do que uma prática habitual sendo, desta forma, percebido como uma tendência em franco crescimento. 

Mas por que é tão importante adotar a tecnologia para monitorar a qualidade de jogo e do condicionamento físico dos esportistas?

Controlar a atividade física dos atletas contando com o auxílio da tecnologia possibilita que os clubes e os profissionais responsáveis pelo seu desenvolvimento físico fiquem de olho na sua atual condição de saúde, no estilo de jogo e no nível de carga e fadiga durante os treinos, jogos e competições.

Além disso, em virtude das câmeras e dos diversos tipos de sensores é possível obter dados em tempo real a respeito do seu posicionamento, frequência cardíaca e velocidade, informações que podem ser consideradas posteriormente para analisar tendências ou detectar pontos que devam ser melhorados em termos de performance e resultados.

Como você pode perceber, a tecnologia tem causado avanços importantes no esporte, no entanto, para que ser realmente útil, é importante garantir a adoção de recursos de acordo com as demandas de cada modalidade esportiva da mesma forma que é preciso executar um adequado processamento de dados tendo em vista o uso da menor quantidade possível de insumos.

Principais tecnologias no esporte

A introdução da tecnologia nas olimpíadas evolui a cada edição e a causa é justamente o frenético desenvolvimento de novas ferramentas orientadas a otimizar os resultados dos atletas. Por certo, o uso da internet em prol da idoneidade das competições e da performance dos esportistas começou no ano de 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona. 

Daí em diante, a utilização da internet e de outros recursos emergentes tem se intensificado alcançando o patamar atual em que uma boa parte dos processos acontece no meio virtual abrangendo desde a seleção dos voluntários e venda de ingressos até a divulgação dos resultados dos jogos e competições individuais em tempo real.

A seguir, conheça as principais tecnologias utilizadas no âmbito do esporte moderno:

#1. Inteligência Artificial

Este recurso tem sido muito importante para o monitoramento dos jogos, uma vez que graças ao desenvolvimento de algoritmos fundamentados na IA, é possível reconhecer padrões táticos emergentes.

#2. Edição de vídeo automatizada

Em vias gerais, esta automatização é imprescindível para melhorar a qualidade das análises táticas.

#3. Visão por computador

Esta tecnologia permite o reconhecimento de novas variáveis de comportamento tanto individual como coletivo da mesma forma que habilita a identificação das emoções dos atletas ao longo da sua atuação.

#4. Computação na nuvem - Cloud Computing -

Durante as décadas de 1990 e início dos anos 2000, os documentos e arquivos eram armazenados em servidores físicos o que gerava custos altíssimos com equipamentos, instalação e logística. 

A partir das Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em 2018, a computação na nuvem foi introduzida com o objetivo de reduzir esse tipo de custo, o que por certo aconteceu, gerando aproximadamente uma economia de 30% em termos de custos operacionais. 

Além disso, o uso do Cloud Computing foi essencial para garantir o acesso rápido aos dados das competições aumentando, desta forma, a confiabilidade e a segurança perante a perspectiva das equipes.

Tudo indica que essa tecnologia continuará em alta nas próximas edições principalmente pelo fato do fluxo de dados ser cada vez mais intenso e demandar um maior espaço de armazenamento.

Agora que você conhece as principais tecnologias usadas no esporte, está pronto para descobrir as tendências em termos de inovação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

A seguir, conheça 4 tecnologias incríveis!

3D Athlete Tracking (3DAT)

Em um ponto anterior do nosso artigo, mencionamos a visão por computador como uma tecnologia recorrente, no entanto, agora ela usará a inteligência artificial para melhorar a experiência visual dos expectadores proporcionando informações em tempo real e visualizações superpostas durante as competições.

NeoFace

A empresa de tecnologia NEC, que investe pesado no sistema biométrico, desenvolveu um sistema de reconhecimento facial de grande escala cuja finalidade é identificar nos portões de entrada e alojamentos às pessoas que passarão pelos jogos incluído atletas, trabalhadores e pessoal dos meios de comunicação.

Tecnologias 5G

A Intel está focada em proporcionar uma grande experiência em termos de conectividade através de novas soluções de mobilidade, imersões mais eficientes e aplicativos de smartcity de vanguarda, além de serviços avançados de transmissão.

Tradução simultânea

Quem for assistir aos jogos poderá ter uma experiência incrível ao usar uma espécie de colar que traduz instantaneamente o japonês para o idioma do usuário.

Quanta informação valiosa, não é mesmo?

É evidente o impacto da tecnologia no esporte possibilitando que os clubes, comissões e atletas possam alcançar um melhor índice de rendimento e resultados seja pela possibilidade de monitorar certos dados em tempo real ou pelo fato de proporcionar informação relevante sobre o condicionamento físico dos esportistas.

Além disso, é importante salientar que a tecnologia no esporte também contribui com a experiência do usuário/ expectador promovendo, deste modo, mais satisfação e entusiasmo.

Certamente, contar com dados confiáveis é fundamental para otimizar a performance dos atletas, porém é necessário analisa-los corretamente para obter os resultados desejados. Saiba mais detalhes sobre a análise de dados conferindo o nosso post sobre o assunto.