Mas afinal, o que é o RPA?

RPA é a sigla em inglês para Automação Robótica de Processos. De modo simplificado, é um software de automação que possibilita a configuração de robôs para executar ações dentro de um processo empresarial. A inteligência artificial presente na tecnologia permite que esses “robôs” realizem qualquer tarefa para qual forem programados, como ações repetitivas e de interação de modo eficiente, com um custo operacional menor e zero risco de falhas.

Como o RPA vai ajudar a sua empresa?

Os “robôs” podem ser treinados para realizar qualquer tarefa humana referente a captação de dados, manipulação de programas, interpretar e acionar respostas além de se comunicar com outros sistemas. Também realiza uma infinidade de tarefas repetitivas de forma interrupta e sem cometer erros. Por conta disso, em comparação a outros softwares de TI tradicionais, o RPA realiza as atribuições para qual foi treinado de modo eficiente, com custo operacional mais baixo e em menor tempo. Além disso, a natureza do software é não invasiva, o que significa que ele aproveita a infraestrutura já existente sem necessidade de substituição dos sistemas. Qualquer processo repetitivo e de alto volume que seja orientado por regras empresariais é elegível para automação.

Como o RPA e a wDISCOVER vão ajudar sua empresa?

A adoção da tecnologia RPA requer planejamento e know-how, pois é fundamental elencar dentro dos processos realizados pela empresa, quais deles tem o perfil para serem automatizados. A tecnologia é consistente e pode ser aplicada nos mais diversos setores, permitindo a automatização de uma ampla gama de tarefas. De modo prático, é bastante implementado na configuração dos chatbots assistentes, recursos utilizados pelas empresas para otimizar o atendimento ao cliente, oferecendo mais agilidade e prontidão.

Assim, todas atividades realizadas por meio do RPA, tem por objetivo melhorar de forma expressiva o fluxo de trabalho da organização, promovendo ganho de produtividade.

Além do ganho de tempo, a implementação do RPA contribui diretamente para:

Vantagens em implementar o RPA

Segurança, precisão e qualidade de dados

Os processos contam com permissões específicas. Além disso, os dados são confiáveis e consistentes, o que reduz a ocorrência de erros, melhorando a qualidade do sistema como um todo.

Otimiza a tomada de decisões

Possibilita a qualidade da análise, devido ao acesso correto, no momento ideal e livre de erros.

Custo reduzido

Diminui os custos operacionais em até 50%. Os “robôs” operam de modo ininterrupto 24 horas por dia, 7 dias da semana. O retorno do investimento é bem rápido, com períodos de payback menores a 1 ano.

Não invasivo

Não é necessário modificar a infraestrutura já existente.

Escalabilidade

Fácil adaptação dos processos à demanda. Sua capacidade de processamento é aumentada, o que evita problemas e custos adicionais.

Solicite uma demonstração

Nossa equipe irá agendar um horário para a demonstração da ferramenta.