Mouse Qual o significado do termo?
13/12/2022

Mouse Qual o significado do termo?

wDISCOVER

13/12/2022

wDISCOVER

Categorias relacionadas

Mouse Qual o significado do termo?

Confira agora o significado o termo Mouse!

Mouse em sua tradução do inglês significa rato. Esse termo é usado para definir um componente de hardware essencial para um computador ou notebook. 

Ele é considerado um dispositivo de computação utilizado para interagir com o ambiente gráfico de um computador, sendo utilizado para posicionar o cursor na tela, e o seu uso é praticamente indispensável hoje em dia. 

Foi desenhado por pesquisadores da Stanford University, Douglas Engelbart e William K. English, nos Estados Unidos na década de 1960. Engelbart desenhou o esboço da criação e English de fato concretizou a ideia. 

A princípio essa ideia não foi considerada como revolucionária pois naquela época as máquinas eram do tamanho de salas e só podiam ser acessadas por uma pessoa de cada vez, além de que eram operadas através de cartões de perfuração. Muito diferente do que atualmente, não é mesmo? 

Por fim o nome “mouse” foi porque o termo CAT (“gato”, em inglês) era usado para descrever o cursor na tela e parecia que ele estava perseguindo a cauda do desktop. Confira a seguir a evolução do mouse para confirmar o nome escolhido: 

- 1963: O primeiro mouse era um dispositivo básico composto por um bloco de madeira de pinheiro, um botão e um conector. Ele continha dois potenciômetros, componentes que podiam rastrear o movimento de duas pequenas rodas enquanto um usuário movia o dispositivo. Embora não parecesse muito na época, gerou algo que se tornou muito popular no boom da computação das décadas seguintes. 

O “Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela”, é o nome dado ao mouse em sua patente, e ele usa duas "engrenagens" para registrar a posição horizontal e vertical do cursor. 

- 1970: Algum tempo depois da apresentação de Engelbart, a empresa alemã Telefunken revelou um modelo de rato com uma pequena esfera para registrar essas coordenadas. Embora o dispositivo fizesse parte dos componentes dos computadores da Telefunken, esse é considerado o primeiro mouse a ter sido comercializado no mundo. 

- 1973 a 1981: vieram os chamados os mouses da Xerox, sendo o primeiro computador com mouse o Xerox Alto em 1973. E foi o primeiro computador a usar uma interface gráfica de usuário.  

- 1983: A Apple lançou o famoso computador Lisa, que incluía um mouse inspirado no que vinha com o Xerox Alto. Uma característica marcante deste modelo é que em vez da bolinha de borracha, o mouse de Lisa usa uma esfera de metal. Este é o modelo que estabeleceu o padrão de botão único para os outros mouses da empresa por quase 20 anos. 

- Anos 90: Mouse com esfera, esse foi um clássico da década de 90, quem nunca usou um mouse desse e tirou a bolinha para limpar algumas vezes? Esse tipo de mouse funcionava de forma quase mecânica, continha uma bola de metal envolvida em um plástico emborrachado. Era um sistema simples, mas como acumulava sujeira a precisão do movimento ficava prejudicada 

- 1999: Nesse ano foi lançado o primeiro modelo comercial de um mouse óptico. O IntelliMouse com IntelliEye, da Microsoft, funcionava sobre qualquer tipo de superfície e desde os modelos mecânicos, apresentou melhoras significativas. Agora ao invés de usar uma bolinha, era utilizado um LED infravermelho, que apresentava mais precisão e não acumulava sujeira. E essa série de mouses foi a primeira a incorporar o scroll wheel.  

- 2004: O modelo anterior evoluiu e o LED foi substituído por um laser díodo, e a Logitech apresentou o mouse chamado MX 1000. 

Atualmente são utilizados modelos sem fio, por bluetooth, com laser de precisão, gamer etc. tudo depende da utilização que o usuário vai precisar.  

Gostou de conhecer a origem do termo e a história do mouse? Conte para nós qual dessas fases você participou!