
BI no setor financeiro: 4 KPIs que todo gestor precisa conhecer
Categorias relacionadas

BI no setor financeiro: 4 KPIs que todo gestor precisa conhecer!
Administrar o setor financeiro é tarefa que exige alto grau de conhecimento no assunto, assim como a adoção de ferramentas que aprimorem o desenvolvimento dos processos na área, tanto em termos de celeridade quanto de resultados. Perante essa demanda, o BI no setor financeiro se posiciona como recurso significativamente útil.
Há algum tempo, postamos um artigo sobre os benefícios do Business Intelligence para este setor e apresentamos um guia passo-a-passo para implantá-lo nos negócios. Lembra?
Se você ainda não leu esse post, vale a pena conferir! Lá você encontrará informações relevantes sobre o BI e poderá complementar este conteúdo.
Hoje continuamos o assunto de BI na área de finanças falando sobre 4 dos principais Key Performance Indicators (KPIs) financeiros e aproveitamos a ocasião para explicar como certa ferramenta de BI pode otimizar a análise destas métricas.
Fique conosco e complemente os seus conhecimentos!
4 KPIs que todo bom gestor deve calcular antes de tomar uma decisão
Sem mais delongas vamos ao ponto central do post de hoje, os principais KPIs para a área financeiras:
#01 Faturamento
O faturamento consiste na soma de todas as receitas durante o período analisado proporcionando informação relevante sobre as vendas da empresa ao longo desse determinado horizonte de tempo.
Faturamento = Receita A + Receita B + Receita C + ...
#02 Liquidez
É a capacidade de captar recursos financeiros a curto prazo vendendo os ativos que têm potencial para gerar capital líquido de maneira rápida.
Temos 4 tipos de cálculos:
Geral = Ativo Circulante + Ativo Realizável / Passivo Não Circulante + Passivo Circulante
Imediata = Capital disponível / Passivo Circulante
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Liquidez Seca = Ativo Circulante – Estoque / Passivo Circulante
#03 Endividamento
Este KPI mede a proporção entre o montante que a empresa deve, considerando o total do ativo empresarial. Para calculá-lo, considere a seguinte fórmula:
% de Endividamento = Total de passivos / Total de ativos * 100
#04 EBITDA
Sigla de Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, este KPI mostra a produtividade e o desempenho das operações internas desconsiderando fatores externos.
Portanto, informa os lucros corporativos antes da dedução dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Calcule o EBITDA da seguinte forma:
EBITDA = Receitas e lucros operacionais / Despesas (juros e taxas) + Depreciação + Amortização
Aperfeiçoe os seus relatórios contando com o BI no setor financeiro
Ao dispor de dados e informações com baixa margem de erro, extremamente confiáveis e de procedência comprovável, os gestores podem gerar relatórios, métricas e gráficos muito mais assertivos e precisos.
A adoção de uma plataforma de BI de excelência possibilita acesso à uma série de métodos, estatísticas e cálculos. Por certo, estes não somente agilizam a obtenção de dados e indicadores relevantes acerca do panorama financeiro, como também cruzam as informações no intuito de apresentar as melhores soluções, estratégias e medidas tendo em vista as particularidades da área.
Se ao finalizar a leitura desse artigo, você tem convicção de que uma ferramenta de BI pode otimizar o planejamento e o desenvolvimento financeiro do seu negócio, não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas!
A wDISCOVER está preparada para entender as suas necessidades e oferecer a solução mais adequada para a sua empresa. Conte conosco!
