A Relevância da utilização de dados na área do turismo
27/09/2021

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A Relevância da utilização de dados na área do turismo

A Relevância da utilização de dados na área do turismo!

Você já parou para pensar quantos turistas utilizam a internet para pesquisar preços de passagens e de diárias em hotéis? 

Pois bem, a democratização do acesso a rede mundial de computadores tem estimulado que cada vez mais pessoas tirem dúvidas e planejem viagens contando com as informações apresentadas pelos motores de busca, sites e blogs de turismo.

Por certo, hoje podemos usufruir dessas facilidades graças as novas tecnologias como é o caso do uso, por exemplo, do Big Data, que permite obter informações valiosas a partir do tratamento e da análise de um imenso fluxo de dados.

Se você está curioso para descobrir como a utilização do Big Data se transformou em um poderoso recurso no setor de turismo, fique conosco!

Nos próximos parágrafos explicamos detalhadamente:

  • 3 usos do Big Data na área do turismo; e,
  • 4 benefícios da utilização da tecnologia para estes negócios.

Você está pronto?

3 casos práticos do uso do Big Data no setor turístico

Não basta ter a disposição muitos dados sobre o turismo na cidade ou até mesmo, no Estado, é preciso transformar esses números soltos em informação útil. Esta é a função do uso do Big Data na área de turismo, no entanto, como podemos aplicá-lo?

#01 Promoções geolocalizadas

As agências de turismo têm por costume enviar propostas de viagens turísticas de acordo com a localização dos seus clientes. Isto é possível em consequência do uso do Big Data!

Imagine o seguinte: você mora na cidade do Rio de Janeiro e a sua agência de viagens preferida envia por e-mail uma proposta turística para a capital carioca. Certamente, ao abrir a mensagem, você ficaria bem decepcionado por perceber que a empresa não está personalizando a sua experiência, não é mesmo?

Veja que o uso de ferramentas que utilizam o Big Data evita este tipo de situação, pois as empresas podem encaminhar ofertas, descontos e promoções interessantes considerando a localização geográfica de cada cliente aumentando assim, o seu grau de satisfação com a marca.

#02 Tratamento super Vip

Quando o turista é famoso ou ocupa um cargo de prestígio, muitas empresas aéreas e hotéis preferem reunir a equipe com antecedência para que o pessoal possa conhecer as caraterísticas, preferências e excentricidades do cliente, seja por meio da informação compartilhada nas redes sociais ou pela ficha – quando se trata de um cliente fiel.

Desta forma, a empresa pode recepcioná-lo de forma especial e personalizada aumentando assim, o seu nível de contentamento com a nova experiência. Por exemplo, o hotel pode providenciar mimos como frutas e/ou bebidas preferidas e deixá-los no quarto antes do cliente fazer o check-in.

#03 Pulseiras inteligentes

As pulseiras inteligentes funcionam de forma análoga a uma chave/cartão de acesso ao quarto de hotel. Para isso, contam com um sistema de radiofrequência que permite acessar a acomodação. 

Além disso, muitas empresas do ramo turístico incluem a função de armazenamento dos dados de cartões de crédito e/ou débito no intuito de facilitar a realização de compras.

Inclusive, nos parques temáticos da Disney, essas pulseiras são extremamente úteis para efetuar o controle do passe rápido, armazenar as fotos tiradas durante os passeios e proporcionar dados pessoais dos turistas aos colaboradores incentivando assim, uma abordagem mais cordial e amigável.

Embora a pulseira ainda não seja amplamente usada no Brasil, tudo indica que  a tendência terá sucesso em terras tupiniquins principalmente pelo fato de agilizar procedimentos manuais e/ou complexos como a entrada aos eventos.

E inclusive, essa pulseira já foi utilizada no festival Rock in Rio de 2019, pois facilita o acesso dos usuários, inibe a falsificação de ingressos, dentre outras vantagens!

Conheça 4 diferenciais do uso do Big Data no setor de turismo

Os profissionais do ramo turístico sabem que as novas tecnologias podem apresentar inúmeras vantagens competitivas, principalmente no que se refere à melhora da qualidade das soluções ofertadas repercutindo assim, na perspectiva dos clientes a respeito da imagem e do valor da empresa no mercado.

É neste contexto que se aplica o uso do Big Data

A tecnologia permite que as companhias turísticas entendam as particularidades do seu público alvo por meio da realização de estudos e pesquisas que apontem os seus gostos e preferências. 

Desta forma, podem orientar a estruturação de pacotes e o oferecimento de serviços de acordo com as expectativas e demandas dos leads e clientes.

Portanto, é nítido que o uso do Big Data oferece uma série de benefícios para o turismo como:

#01 Atrair e fidelizar clientes

Conhecer as singularidades dos clientes permite estreitar o relacionamento oferecendo serviços/produtos que se adaptem às suas necessidades, situação que promove uma maior satisfação.

Além disso, entender o perfil de consumidor da sua empresa permite:

  • Realização de campanhas de marketing mais ajustadas à realidade e aos gostos da audiência;
  • Contratação de profissionais capacitados para atendê-los com eficiência;
  • Otimizar a segmentação do público; e,
  • Reduzir custos, desperdícios e perdas financeiras.

Para obter ótimos resultados atraindo e fidelizando clientes, é primordial que a empresa utilize recursos interessantes e criativos como os comentários nas redes sociais - graças a utilização do Big Data é possível saber quando a marca é mencionada - os posts em blogs de turismo e outras alternativas que proporcionem dados relevantes.

#02 Prever necessidades

Uma análise detalhada dos dados pode oferecer informações valiosas como o tempo médio de hospedagem dos turistas e os destinos mais badalados na próxima estação.

Deste modo, a empresa pode garantir um robusto diferencial perante a concorrência garantindo que os clientes encontrem de antemão as soluções ideais para cumprir os objetivos de viagem.

#03 Personalizar a experiência do turista

Conforme mencionamos acima, o uso do Big Data permite que os negócios turísticos proporcionem alternativas interessantes considerando as particularidades de cada consumidor, o que aumenta o encantamento com a marca e favorece a fidelização dos clientes.

#04 Melhora a gestão do negócio

É preciso pensar fora da caixa e ver que as ferramentas que utilizam essa tecnologia podem ser super úteis na gestão financeira negócio, pois da mesma forma que entregam informações valiosas sobre o comportamento do consumidor para o setor de marketing, permitem que a área de finanças tome decisões estratégicas orientadas pelos dados bem mais assertivas e inteligentes.

Além disso, a utilização do Big Data possibilita conhecer o que acontece no negócio em momentos específicos principalmente em virtude do acesso aos dados em tempo real. Assim, a empresa pode adotar estratégias emergentes tão logo perceba a necessidade.

Como pode perceber, o uso do Big Data é um aliado na área do turismo, visto que promove a tomada de decisão e o desenvolvimento de ações muito mais eficientes, céleres e objetivas.

Gostou do nosso conteúdo, porém acha interessante a ideia de complementar os seus conhecimentos sobre o valor dos dados no processo decisório? Então, acesse agora mesmo o nosso post: “Por que você deve se interessar pela cultura de dados? e conheça mais detalhes a respeito deste assunto.

Análise de dados na área do turismo
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