Business Intelligence: o que é? Quais as vantagens em implementá-lo...
29/07/2020

Business Intelligence: o que é? Quais as vantagens em implementá-lo...

wDISCOVER

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Business Intelligence: o que é? Quais as vantagens em implementá-lo...

Não é à toa que muitas pessoas dizem que a informação é o “novo petróleo do século XXI”. Através dela é possível reorganizar estratégias do seu negócio, alinhar expectativas e tomar as melhores decisões baseadas em fatos.

Porém, por outro lado, as informações reunidas em planilhas ou gráficos, não ajudam em nada se você não souber interpretá-las e cruzá-las. É neste contexto que o Business Intelligence pode ajudar a sua empresa a ter os melhores resultados.

Para entender o que é business intelligence e quais as vantagens em usá-lo no seu negócio, continue a leitura do artigo.

O que é business intelligence?

O BI (Business Intelligence) ou Inteligência de Negócio é um conjunto de teorias, dados e informações que quando cruzadas, analisadas e interpretadas podem (e devem) interferir nas tomadas de decisões da empresa.

O termo “Business Intelligence”, criado pelo Gartner Group, é um conjunto de métodos, processos e ferramentas que permitem o acesso e análise às informações, com objetivo de viabilizar a melhor decisão na estratégia do negócio.

Quando falamos em BI, normalmente vem à nossa cabeça Big Data e TI. Sim, estes são elementos fundamentais para a coleta de dados e manutenção dos softwares, mas é importante entender que o BI abrange a empresa como um todo, desde o setor comercial, operacional, marketing, vendas, até a alta gestão.

Por exemplo, através desses dados é possível consultar as ações e resultados de marketing executados no passado, compará-los ao presente para se ter uma projeção do futuro, permitindo potencializar as campanhas que estão funcionando, e ajustar as que não trazem resultados satisfatórios.

Para estruturar o BI, é necessário o alinhamento de três pilares:

  • Coleta de Dados: todos os processos da empresa são coletados para analisar fatores importantes como: oportunidades, produtividade, reputação no mercado, etc.;
  • Análise: as informações são organizadas em um banco de dados e apresentadas de forma visual para facilitar o entendimento dos gestores;
  • Ação e monitoramento: é hora de colocar a mão na massa, a partir da análise os responsáveis tomam as decisões e fazem o monitoramento dos resultados.

Agora vamos falar um pouco das vantagens em implementar o BI no seu negócio.

Dados organizados

Muitas vezes as reuniões demoram horas e mais horas e os gestores não chegam a um consenso acerca de um plano estratégico, isso porque o ERP gera uma planilha de faturamento ou relatórios estáticos, o CRM indica quanto você está gastando com suas campanhas de marketing e ainda há um software de gerenciamento das folhas de pagamento.

Todas essas informações ficam muito confusas e é difícil entender se a empresa está no caminho certo ou não.

Há quem una esses dados em planilhas do Excel, mas devido a erros de digitação e fórmulas, essa nem sempre é uma boa escolha, principalmente se estamos falando de médias e grandes empresas.

Atualmente há softwares de BI como Tableau, Microsoft Power BI e Qlik, que integram todas essas informações em tempo real e permite ao gestor a análise eficiente e transparente para a melhor tomada de decisão.

Tomadas de decisão com embasamento

Há pessoas que dizem ter o “feeling” para negócios, mas tomar decisões baseadas em achismos ou na intuição de líderes pode ser um tiro no pé para qualquer empreendimento.

Ao utilizar o BI em suas decisões você deixa de lado a subjetividade e vai direto ao ponto com embasamento de quem tem todos os dados necessários em mãos.

Aumento de vendas

A informação contribui também para que você conheça à fundo o seu cliente, entregue itens cada vez mais personalizados e assim aumente o seu faturamento.

Por exemplo, vamos supor que o seu negócio seja um aplicativo de vendas de comida, e nos seus dados está que um “cliente X” pediu um lanche vegano na hora do jantar nos últimos três dias.

Com essa informação, você pode enviar ofertas exclusivas do segmento vegano, sempre naquele horário, e ainda mais longe, deixar de apresentar opções não veganas no app para esse público.

Além de aumentar os ganhos, você também tem a vantagem de diminuir perdas, neste caso, por exemplo, você poderia perder seu investimento ao anunciar pratos com carne para o cliente.

Percebe o grande potencial e valor da informação?

Equipe mais engajada

Outra grande sacada do BI é o fato de compartilhar a informação com todos.

Como os relatórios são muito diretos e as informações precisas (desde que os dados estejam corretos), a equipe tende a ficar mais engajada com o propósito de melhoria. Ou seja, quando os dados mostrarem que as campanhas de marketing ficaram mais caras do que no último mês, não é implicância do gestor, são os números que estão mostrando e “números não mentem”.

Diferencial competitivo da concorrência

Talvez uma das maiores vantagens do BI seja o diferencial competitivo em todas as situações, isso porque se algo não estiver funcionando da forma esperada, fica muito mais simples saber onde está errando e mais rápido para voltar atrás e corrigir.

Por outro lado, se a estratégia está se saindo melhor do que no planejamento, o gestor poderá facilmente investir mais naquele método para ter um resultado ainda melhor.

Todas essas informações também ajudam a entender as necessidades do cliente, criar e lançar novos produtos no mercado de forma ágil e assertiva.

Com a ajuda dos dados é possível criar metas reais e fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo.

Por onde começar uma solução de BI na minha empresa?

Independente se sua empresa é informatizada, estruturada em vários sistemas, como por exemplo ERP e CRM, ou se utiliza apenas planilhas, o ideal é procurar a ajuda de um consultor de BI, o qual irá entender o cenário do seu negócio e definirá a melhor maneira de implantar uma solução de BI na empresa.

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